data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Prefeitura de Faxinal do Soturno (Divulgação)
Faxinal do Soturno, município que integra a Quarta Colônia de Imigração Italiana, comemora, nesta quarta-feira, 61 anos de emancipação político-administrativa. A festa foi antecipada, com um grande evento no último domingo.
Região tem novos comandantes da Brigada Militar
Um grande público lotou a Praça Matriz Vicente Pallotti para celebrar o aniversário do município. A programação começou com uma mateada, além de feira de artesanato e de produtos coloniais locais e brinquedos infláveis gratuitos para a diversão das crianças. O momento mais esperado foi o show da dupla sertaneja Paula e Pâmela, que saíram do Paraná para animar a festa. O repertório diversificado encantou as pessoas, que se posicionaram em frente ao palco para acompanhar as canções de perto. As paranaenses apresentaram sucessos da música sertaneja, pagode e até uma palinha dos clássicos do Rio Grande do Sul, como Do fundo da grota e Querência Amada.
Mulher perde o controle de veículo e cai no Rio Soturno
O nome do município tem origem no Rio Soturno, que banha boa parte do território. A cidade teve início sob a denominação de Campo do Meio. Após, o nome foi substituído por Campo dos Bugres, em seguida, por Faxinal do Soturno. Sabe-se que o nome de Soturno foi motivado pelos pantanais ribeirinhos, que, nos primeiros tempos, apresentavam-se cobertos de mato cerrado e escuro, lugar soturno e perigoso, principalmente nos meses de maio a setembro, época das chuvas. O nome foi dado ao rio no período da elaboração da carta geográfica do município.
Historicamente, Faxinal do Soturno foi colonizado por imigrantes italianos, que perpetuam a cultura nos costumes, nos hábitos, na alimentação, nos monumentos e na vivência religiosa. As construções típicas da arquitetura colonial italiana, representadas por habitações e igrejas, são um legado que os imigrantes deixaram para as gerações atuais.
Atualmente, Faxinal do Soturno conta com cerca de 6,6 mil habitantes. (Com informações da prefeitura)